CURRICULUM


Roberto MAINIERI

Arquiteto, diplomado pela FAU-USP em 1978.
Nascido em São Paulo, residiu em Paris, França, de 1984 a 2004.
Trabalha como arquiteto, diretor de arte, cenógrafo e figurinista para o cinema, em longas-metragens e filmes publicitários, espetáculos de dança, teatro, óperas, performances, eventos e exposições.


DIREÇÃO DE ARTE 

LONGAS-METRAGENS

CORAÇÃO DE COWBOY, trabalha como Diretor de Arte, Diretor Gui PEREIRA, Produção Dodo Filmes, São Paulo, Brasil - 2016.

O OLHO E A FACA, trabalha como Cenógrafo, sob a Direção de Arte de Adrian COOPER, Diretor Paulo SACRAMENTO, co-produção Gullane Filmes / Olhos de Cão / TC Filmes, São Paulo, Brasil - 2016.

OSS 117 - RIO NE REPOND PLUS, trabalha como Diretor de Arte brasileiro, numa produção francesa,
em colaboração com o Diretor de Arte francês, Maamar ECH CHEIKH, Diretor MIchel HAZANAVICIUS, Produção Mandarim Filmes / Focus Films / Gaumont, Rio de Janeiro, Brasil - 2008.

VIDA DE MENINA, trabalha como Diretor de Arte, Diretora Helena SOLBERG, Produção Radiante Filmes, Diamantina, Brasil - 2003.
Prêmio Kikito de Melhor Filme, Direção de Arte, Fotografia, Roteiro e Música no Festival de Gramado de 2004. Melhor Filme, juri popular, Festival Do Rio de Janeiro de 2005

MEMÓRIAS POSTUMAS, trabalha como Diretor de Arte, em colaboração com Adrian COOPER, Diretor André KLÖTZEL, coprodução Cinematográfica Superfilmes / Cinemate, Brasil - Portugal - 1998 / 1999. 
Prêmio Kikito de Melhor Filme no Festival Internacional de Gramado 2001.

AMÉLIA, trabalha como Diretor de Arte, Diretora Ana Carolina TEIXEIRA SOARES, Produção Crystal Cinematográfica, Rio de Janeiro, Brasil - 1998.
Prêmio de Melhor Atriz para Béatrice AGENIN no Festival de Biarritz 2000, França.

LE COMPTOIR, trabalha como Diretor de Arte, Diretora Sophie TATISCHEFF, Produção Cepec / Spectafilm e Prima Vista, Bretanha, França - 1997.
Prêmio Candango do Público no 1º Festival Internacional de Cinema de Brasília - 1999.

CAPITALISMO SELVAGEM, trabalha como Diretor de Arte, Diretor André KLÖTZEL, coprodução França / Brasil, Ministère des Affaires Étrangères / Cinematográfica Superfilmes, São Paulo, Brasil - 1992. 
Prêmio Candango de Melhor Direção de Arte no Festival de Cinema de Brasília 1993.

BRINCANDO NOS CAMPOS DO SENHOR, trabalha como Cenógrafo, sob a Direção de Arte de Clóvis BUENO, diretor Hector BABENCO, produção Saul Zaentz Company Film Center e HB Filmes, Amazônia, Brasil - 1990.

O JUDEU, trabalha como Cenógrafo, sob a Direção de Arte de Adrian COOPER, diretor J. AZULAY, coprodução Brasil / Portugal, Embrafilme / Metrofilme, Lisboa, Portugal - 1987 /1988.
Prêmio Candango de melhor Direção de Arte no Festival de Cinema de Brasília 1995.

BEIJO 2348/72, trabalha como Diretor de Arte, Diretor Walter ROGÉRIO, Produção Embrafilme e Filme Brasil, São Paulo, Brasil - 1986.

MARVADA CARNE, trabalha como Cenógrafo, sob a Direção de Arte de Adrian COOPER, Diretor André KLÖTZEL, Produção Embrafilme, Tatú Filmes e Superfilmes, São Paulo, Brasil - 1983/1984.
Prêmio Kikito de Melhor Direção e Melhor Direção de Arte no Festival de Cinema de Gramado 1985, Brasil. Participação no Festival de Cannes 1985, La Semaine de la Critique, França.


CENOGRAFIA

ÓPERA

IL GUARANY, cenografia para a ópera de A. Carlos GOMES, Direção Musical e regência Roberto DUARTE, Direção Cênica João MALATIAN - Theatro São Pedro, São Paulo, Brasil - 2011.

ACIS E GALATEA, cenografia e figurinos para a ópera barroca de G.F. HÄNDEL, Direção João MALATIAN, com o Núcleo de Música Antiga da EMESP, Regente Luis Otávio SANTOS -  Teatro Laura Abrahão - Faculdade Santa Marcelina, São Paulo, Brasil - 2010.

IL SIGNOR FAGOTTO e BATACLAN, cenografia e figurinos para as duas operetas de J. OFFENBACH, diretor Caio GAIARSA para o Théatre de l’Opéra National de Lyon, França - 2001, remontagem e adaptação em 2003.

DANÇA

ILLUMINATIONS, concepção do espaço cenográfico e adereços para coreografias dos integrantes do Ballet da Cidade de São Paulo, sob a direção artística de Ismael IVO, como uma intervenção na Exposição "Histórias Afro-Atlânticas", no hall do Instituto Tomie Ohtake, São Paulo, Brasil - 2018.

UM ÍCONE, concepção e projeto de adereço cenográfico para para uma coreografia de Ismael IVO, uma producão do Ballet da Cidade, Theatro Municipal de São Paulo, Brasil - 2018.

O MENINO QUE ESPIAVA PARA DENTRO, cenografia para o espetáculo coreográfico de Luiza GENTILE e Paulo GOULART FILHO, uma iniciativa da Associação Passo a Passo, Teatro Clara Nunes, Diadema, Brasil - 2010.

JOYAUX, cenógrafo assistente do estilísta Christian LACROIX para uma coreografia de George BALANCHINE, montagem do ballet da Opéra National de Paris, Palais Garnier, Paris, França - 2000.

ÉTATS LA LA, coreografia de Véronique ROS DE LA GRANGE, Théâtre Contemporain de la Danse, Paris, França - 1997.

ROMILDA MARGARIDA, coreografia de Angélica CHAVES, criada para a 7a Bienalle de la Danse de Lyon, Théâtre Gérard Philipe, Villeurbanne, França - 1996.

TRACE DE PLUME, coreografia de Véronique ROS DE LA GRANGE, criada na Maison de la Danse, Lyon, França - 1994.

CAPRICCIO, coreografia de Angélica CHAVES, criada no Centre Culturel Marc Sagnier, Rouen - 1993.

CHAMP DE BATAILLE, coreografia de Véronique ROS DE LA GRANGE, criada no Théâtre de Lyon, Lyon, França - 1993.

LA VISITA DE LA GRANDE CORTEGIANA XICA DA SILVA, performance de Francisco TERTO,  Programação Oficial do Carnaval de Veneza, Itália  1993.

VALSE, coreografia de Véronique ROS DE LA GRANGE, Théâtre Gérard Philipe, Villeurbanne, França – 1992

L’ARBRE, espetáculo concebido e dirigido por Alain MICHON, Ménagerie de Verre, Paris, França  - 1992.

RÊVE DE VALSE, coreografia de Philippe CHEVALIER, Centre Culturel Marc Sagnier, Rouen, França - 1992.

SANGS, coreografia de Santiago SEMPERE, Théâtre Gérard Philipe, Saint Denis, França - 1990.

ENTRE-TEMPS, coreografia de Véronique ROS DE LA GRANGE, Théâtre Gérard Philipe, Villeurbanne, França - 1990.

NEL SILENZIO DE PIAF, coreografia de Santiago SEMPERE para o balé da Ópera de Firenze, Teatro Romano, Florença, Itália - 1989.

MENINES III, coreografia de Santiago SEMPERE, Théâtre de la Bastille, Paris, França - 1988.

TEATRO

A MELANCOLIA DE PANDORA, cenografia para o espetáculo concebido e dirigido por Steven WASSON e André GUERREIRO LOPES, com as companhias Théâtre de L’Ange Fou, BR116 e Lusco-Fusco, estréia no SESC Belenzinho.
Indicado pela cenografia para o Prêmio Shell 2016, São Paulo, Brasil - 2016.

QUANTO TEMPO DA VIDA EU LEVO PARA SER FELIZ, cenografia, em parceria com Vera HAMBURGER, para o espetáculo teatral de Silvio GUINDANE, dirigido pelo autor, nos teatros do CCBB, Brasília e Rio de Janeiro, Brasil - 2011.

BIXIGA, cenografia para o espetáculo de Edu SALEMI, Enéas PEREIRA e Ana SAGGESE, uma revista musical, que conta a história do tradicional bairro paulistano, dirigido por Mário MASETTI, com a Orquestra Jazz Sinfônica, no Teatro Sérgio Cardoso, São Paulo, Brasil - 2010.

UM SONHO, cenografia para o espetáculo de A. STRINDBERG, dirigido por André GUERREIRO LOPES, no SESC Paulista, São Paulo, Brasil - 2007.

CINZAS, tradução, cenografia e figurinos para o espetáculo de Samuel Beckett, dirigido e interpretado por Aury PORTO e Renée GUMIEL, no auditório do SESC Pinheiros, São Paulo, Brasil - 2006.

PERROQUIN, cenografia e figurinos para o espetáculo de Tim RESCALA, dirigido por Tânia da Costa, Agen/Paris - 2002.

MY LIFE IS LIKE A YOYO, cenografia do espetáculo de Angela DE CASTRO para o Arts Centre, Windsor, Inglaterra - 2002.

ISHTAR, performance de Madalena BERNARDES no Pergamo Museum, produção Freunde Guter Musik, Berlim - 2000.

CARUSA IN MANAUS, performance de Madalena BERNARDES na Haus der Kulturen der Welt, produção da Freunde Guter Musik, Berlim - 2000.

ANGELA DE CASTRO EXPERIENCE, performance de Angela de CASTRO, produção do The Kennedy Center, Washington, USA - 2000.

MAURANE, cenografia para os concertos da cantora MAURANE no Olympia de Paris, e no Beaux Arts de Bruxelas, França e Bélgica - 1999.

LA MOITIÉ DU CIEL, espetáculo de teatro da Companhia Image Aiguë, dirigido por Christiane VERICEL, criado no Centre Leonardo da Vinci, Feyzin, França - 1996.

Tambores da Noite, cenografia e figurinos para o espetáculo de Bertold BRECHT, dirigido por Mário MASETTI, Teatro Lira Paulistana, Theatro Municipal de São Paulo, São Paulo, Brasil - 1981.

É Fogo Paulista, cenografia do espetáculo de Sérvulo AUGUSTO e José Rubens  CHASSERREAUX, em colaboração com Cadú MOREIRA, dirigido por Mário MASETTI e Sérvulo AUGUSTO, para a inauguração do Teatro Lira Paulistana, São Paulo, Brasil - 1979.

Brincadeiras, cenografia do espetáculo, dirigido por Mário MASETTI, Teatro Anchieta, São Paulo, Brasil - 1976.

FOTO

FACEBOOKdireção de arte para fotos de campanha impressa, fotógrafo Bob WOLFENSON, São Paulo, Brasil - 2019.

TV NE, cenografia para fotos de campanha impressa, fotógrafo Diego FREIRE, Salvador, Bahia, Brasil - 2014.

BOTICÁRIO, cenografia e produção para fotos, Agência ALMAP BBDO, fotógrafo Bob WOLFENSON, São Paulo, Brasil - 2006.

PEPSI, cenografia e produção para fotos, Agência ALMAP BBDO, fotógrafo Manolo MORAN, São Paulo, Brasil - 2006.

DAMYLER, cenografia para fotos do catálogo de verão, fotógrafo Bob WOLFENSON, São Paulo,    Brasil - 2006.

TELEVISÃO

TELECURSO ESPANHOL, cenografia para os programas de Telecurso de Espanhol para a Fundação Roberto Marinho, produção TVN, direção Sergio ZIEGLER, São Paulo, Brasil - 2013.

THE BILBLE’S BEAST, cenografia para o filme documentário canadense, diretor Graeme BALL, uma série para o Discovery Channel, produtores AP Associated Producers e Tatu Filmes / São Paulo, Brasil - 2009.

JORNAL DA CULTURA, cenografia para o jornal da TV Cultura, São Paulo, Brasil - 2007.

FRANCE 2, série de 32 vinhetas para a televisão francesa France 2, diretor Frédéric Grivois,  produção Tatú Filmes, La Base Productions, São Paulo, Brasil - 2004.


EXPOSIÇÕES / EVENTOS / INSTALAÇÕES / COLABORAÇÕES

CLUBE PAINEIRAS DO MORUMBY, projeto cenográfico para a decoração da celebração do 58º Aniversário do Clube, São Paulo, Brasil - 2018.

VILLA SANTO-SOSPIR, participa do projeto de iluminação para a casa tombada como patrimônio histórico onde, interiormente, todas as paredes e forros são inteiramente desenhados e pintados por Jean COCTEAU, junto a empresa L.E.A - Les Éclairagistes Associés - Laurent FACHARD, Saint-Jean-Cap-Ferrat, Nice, França - 2017.

A BOLA É UM MUNDO, projeto expográfico para a exposição itinerante de fotografias de Caio VILELA, para a Prefeitura de Cubatão e os SESC Santos, Cubatão, Brasil - 2014.

FUTEGRAFIA, projeto expográfico para a exposição itinerante de fotografias de Caio VILELA, para o SESC Belenzinho, São Paulo, Brasil - 2014.

CHATEAU DE VERSAILLES, participa do projeto de iluminação para o evento «Les Grandes Eaux Nocturnes», incluindo todo o parque e as fachadas do Château de Versailles, junto a empresa L.E.A - Les Éclairagistes Associés - Laurent FACHARD, Versailles, França - 2013.

SÃO PAULO: UM NOVO OLHAR SOBRE A HISTÓRIA, cenografia para a exposição itinerante, sobre o desenvolvimento urbano e a evolução do comércio de varejo na cidade de São Paulo. Curadoria de Beatriz Piccolotto Siqueira Bueno, concepção e coordenação Ana Maria XAVIER / Via das Artes. São Paulo, Brasil - 2013.

REDE PONTO CERTO, concepção de stand para a Fetransport, Rio de Janeiro, Brasil - 2012.

VB, concepção de stand para o CONARH, São Paulo, Brasil - 2012.

TREM BALA, concepção e instalação de um quiosque para venda de doces e brinquedos no Shopping D. Pedro, Campinas, São Paulo, Brasil - 2012.

REDE PONTO CERTO, concepção e realização de stand para a Feira de Tecnologia Bancária da CIAB - FEBRABAN, São Paulo, Brasil - 2012.

REDE PONTO CERTO, concepção e realização de stand para o 18º Congresso de Transportes, Rio de Janeiro, Brasil - 2011.

REDE PONTO CERTO, concepção e realização de stand para a Feira de Tecnologia Bancária da CIAB - FEBRABAN, São Paulo, Brasil - 2011.

REDE PONTO CERTO, concepção e realização de stand para a Feira de Tecnologia Bancária da FEBRABAN, pela Agência Hullaboom, São Paulo, Brasil - 2010.

ARENA BRASIL, projeto de instalação, para a Prefeitura de Campinas, no Centro de Convivência, de um espaço de celebração e concentração da população para a Copa do Mundo de Futebol de 2010, pela Associação Casa Azul, em colaboração com o arquiteto Mauro MUNHOZ, Campinas, Brasil - 2010.

DE MALA PRONTA, criação e desenho de uma instalação para a exposição concebida por Vera HAMBURGER para o SESC Paulista, São Paulo, Brasil - 2009.

HARVARD UNIVERSITY, concepção e design da mesa de reuniões para os escritórios da emprêsa, São Paulo, Brasil - 2006.

SENTIMENTAL FILME, concepção e design do mobiliário para os escritórios da emprêsa, São Paulo, Brasil - 2005.

TRAVAUX, perspectivas e desenhos arquitetônicos para o personagem «arquiteto» do filme longa-metragem, diretora Brigitte ROUAN, produção, Paris, França - 2004.

BAILE NA ROÇA, produção executiva pelo Projeto Portinari, para a remontagem do espetáculo de dança do Balé da Cidade de São Paulo, dentro das comemorações do Centenário Portinari, apresentações nos teatros Municipal de São Paulo e Municipal do Rio de Janeiro, Brasil - 2003.

FESTIVAL LYON LUMIÈRES, concepção e cenografia dos locais de recepção e exposições do festival,  sob a direção artística de Laurent FACHARD, Galerie des Terreaux, Lyon, França - 2001.

VIZZAVI, concepção e design do mobiliário para os escritórios da emprêsa, La Defense, Paris, França - 2001.

EDGARD VARESE, cenografia da exposição sobre o compositor, para a Empresa QUADRATTO, no hall do Auditorium Maurice Ravel, Lyon, França - 1996.

UPSA, concepção e design de vitrínes e terminais interativos para a criação de um museu na sede dos Laboratórios Farmacêuticos UPSA, Agen, França - 1994.


FIGURINOS

TEATRO / ÓPERA / DANÇA / CABARET / CINEMA

MATA HARI, trabalha como chefe de guarda-roupa, junto a figurinista Maria GONZAGA, para a série de 12 episódios, sobre Mata Hari, Diretores Denis BERRY e Julius BERG, Produção russa, Star Media, e portuguesa, Filmes do Tejo II, Lisboa, Portugal - 2014.

ACIS E GALATEA, figurinos para a ópera barroca de G.F. HÄNDEL, Diretor João MALATIAN, com o Núcleo de Música Antiga da EMESP, São Paulo, Brasil - 2010.

CINZAS, figurinos para o espetáculo de Samuel Beckett, dirigído e interpretado por Aury PORTO e Renée GUMIEL, no auditório do SESC Pinheiros, São Paulo, Brasil - 2006.

Il Signor Fagotto e BaTaClan, duas operetas de J. OFFENBACH, Diretor Caio GAIARSA para a Ópera Nacional de Lyon, França - 2001 e remontagem em 2003.

PERROQUIN, figurinos para o espetáculo musical de Tim RESCALA, dirigido por Tânia da Costa, Agen/Paris - 2002.

A ULTIMA BATALHA, em colaboração com Maria GONZAGA, para o espetáculo de teatro dirigido por Fernando HEITOR no Teatro Aberto, Lisboa, Portugal - 2000.

TEM A PALAVRA A REVISTA, em colaboração com Maria GONZAGA, para a última revista musical produzida no Teatro Maria Vitória, do Parque Mayer, Lisboa, Portugal - 2000.

AS BODAS  DE FÍGARO, em colaboração com Maria GONZAGA, para a ópera de W. A. MOZART dirigida por Cláudio HOCHMAN no Teatro Trindade, Lisboa, Portugal - 2000.

CARAIBE, para a Revista do Cabaret Pau Caraïbe, Paris, França - 1996.

BRASIL, para a Revista do Cabaret Pau Brasil, Paris, França - 1994.

NEL SILENZIO DE PIAF, para uma coreografia de Santiago SEMPERE para o teatro da Ópera de Firenze, Itália - 1989.

BEIJO 2348/72, figurinos para o filme do diretor Walter ROGÉRIO, produção Embrafilme e Filme Brasil, São Paulo, Brasil - 1986.

REALIZAÇÕES

VÍDEO

ARTE E CULTURA POPULAR NO ABC PAULISTA, direção de 3 curtas-metragens, duração 7’ cada, sobre Cultura Popular no grande ABC Paulista, para a exposição itinerante, idealizada por Ana Maria XAVIER, Vias das Artes, com os seguintes temas : Folia de Reis, Congada e Samba Lenço. São Paulo, Brasil, 2014.

BRASIL OFÍCIOS E SABERES, direção de 6 curtas-metragens, duração 6’ cada, sobre Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro, para a exposição itinerante, idealizada por Ana Maria XAVIER / Vias das Artes, com os seguintes temas : Ofício das Paneleiras de Goiabeiras, Modo de Fazer Viola-de-Cocho, Ofício das Baianas de Acarajé, Modo Artesanal de Fazer Queijo de Minas, Saberes e Práticas Associados aos Modos de Fazer Bonecas Karajá. São Paulo, Brasil, 2013.

BRASIL MOSAICO CULTURAL, direção de 6 curtas-metragens, duração 6’ cada, sobre Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro, para a exposição itinerante, idealizada por Ana Maria XAVIER, Vias das Artes, com os seguintes temas : Cavalhadas de Pirenópoilis, Círio de Nazaré, Fandango Caiçara, Jongo do Sudeste, Samba de Roda do Recôncavo e Tambor de Crioula da Ilha. São Paulo, Brasil, 2012.

LES 100 PAS DE ROMILDA, curta-metragem, duração 19’, codireção com Angélica CHAVES, Bourgogne / Lyon, França - 2002.

JUSTE AU CORPS, curta-metragem, duração 6’, codireção com Angélica CHAVES, Paris, França  - 2001.

L´EMAIL, curta-metragem, duração 12’, codireção com Angélica CHAVES, Paris, França - 2000.

ROMILDA(S), curta-metragem, duração 23’, codireção com Angélica CHAVES, Paris, França - 1999.

RENDEZ-VOUS, curta-metragem, duração 3’30’’, codireção com Angélica CHAVES, Paris, França  - 1997.

SONGE D’UN PARISIEN, curta-metragem de animação, duração 8’, para o espetáculo “Contes Filmés… à suivre”, de Alain MICHON no Théâtre de la Bastille, Paris, França - 1985.

DIREÇÃO DE ARTE

FILMES PUBLICITÁRIOS E INSTITUCIONAIS

2018

BK ALTURAS, filme publicitário para o Burger King, Diretora Georgia GUERRA PEIXE (Joca), Produção Bossa Nova Films, São Paulo, Brasil.

LÂMINAS, filme publicitário para FEBRABAN, com Dan STULBACH, Diretora Georgia GUERRA PEIXE (Joca), Produção Bossa Nova Films, São Paulo, Brasil.

OPPO, filme publicitário de celular para a China, com Neymar Jr., Diretor Marco KALANTARI, Produção Utopia Films, São Paulo, Brasil.

RISQUÉ, filme publicitário, Diretor Thiago JENNE (Cabelo), produção Love Films, São Paulo, Brasil.

2016

PAGUE MENOS, filme publicitário com Cauã RAYMOND, Diretor Ricardo RAMOS, Produção Black Lotus, São Paulo, Brasil.

SCHIN, filme publicitário com Ivete SANGALO e Carlinhos BRAUM, Diretores Mateus ARAÚJO e Tomas SALLES, Produção Zohar International, São Paulo, Brasil.

2015

BRAHMA, filme publicitário, Diretor João NUNO, Produção Delicatessen Filmes, São Paulo, Brasil.

C&A, filme publicitário, Black and White, com Maria CASADEVALL, Diretores Fabio DELAI e Renné CASTRUCCI, Produção Delicatessen Filmes, São Paulo, Brasil.

MAGAZINE LUIZA, filme publicitário, Desejos, Diretores Maurício GUIMARÃES e Luciano ZUFFO, Produção Sentimental Filme, São Paulo, Brasil.

2014

O BOTICÁRIO, filme publicitário, Torcida Linda, com Paula LIMA, Diretor Carlos TODERO, Produção Huia, São Paulo, Brasil.

APRACUR, filme publicitário com o cantor Leonardo, Diretor Afonso POYART, Produção Black Maria, São Paulo, Brasil.

2013

INSINUANTE, filme publicitário, Diretores John de OLIVEIRA, Produção Nove90, Salvador, Brasil.

MAGAZINE LUIZA, filme publicitário, Diretores Maurício GUIMARÃES e Luciano ZUFFO, Produção Sentimental Filme, Rio de Janeiro, Brasil.

NOVA SCHIN, filme publicitário com Ivete SANGALO, Diretores Maurício GUIMARÃES e Luciano ZUFFO, Produção Sentimental Filme, Salvador, Brasil.

PARADA, filme publicitário para o Ministério das Cidades, Diretor José FURLAN, Produção Delibistrot, São Paulo, Brasil.

LISTERINE, filme publicitário, Diretor Marcelo PRESOTTO, Produção Cento e Onze, São Paulo, Brasil.

ORAL B, filme publicitário com Michel TELÓ, Diretor Caio RUBINI, Produção Academia de Filmes, São Paulo, Brasil.

SORVETE GAROTO, Locutor Esportivo, filme publicitário, Diretora Stella RIZZO, Produção Wetie, São Paulo, Brasil.

SMIRNOFF, Flavors, filme publicitário, Diretor Marcelo PRESOTTO, Produção Cento e Onze, São Paulo, Brasil.

MAGAZINE LUIZA, filmes publicitários com Anderson SILVA, Diretores Maurício GUIMARÃES e Luciano ZUFFO, Produção Sentimental Filme, São Paulo, Brasil.

2012

CLARO, filmes publicitários, Diretor GORDO, Produção Conspiração Filmes, São Paulo, Brasil.

ESTADO CIVIL, filme publicitário, Diretor José FURLAN, Produção Delibistrot, São Paulo, Brasil.

APRENDIZ, filme publicitário com o chef Claude Troisgros, para a Fundação Roberto Marinho, Diretor José FURLAN, Produção Delibistrot, São Paulo, Brasil.

MULTIPLUS, 2 filmes publicitários, Diretor José FURLAN, Produção Delibistrot, São Paulo, Brasil.

GM, dois filmes, Côres e Fogos, Diretores Seb CAUDRON e João Daniel TIKHOMIROFF, Produção Mixer, São Paulo, Brasil.

ANTARCTICA SUB ZERO, Diretores Maurício GUIMARÃES e Luciano ZUFFO, Produção Sentimental Filme, São Paulo, Brasil.

2011

BRADESCO, Conseguir, Diretores Seb CAUDRON e João Daniel TIKHOMIROFF, Produção Mixer, São Paulo, Brasil.

CACAU BRASIL, Diretor Rodrigo MOREIRA, Produção Black Maria, São Paulo, Brasil.

BRADESCO, Programete, Diretores Seb CAUDRON e Luis PINHEIRO, Produção Mixer, São Paulo, Brasil.

INFOJOBS, 3 filmes, Diretor Pedro BECKER, Produção Movi&Art, São Paulo, Brasil.

BARTIRA, Diretor José FURLAN, Produção Delibistrot, São Paulo, Brasil.

DAKOTA, Diretor Rogério SOUZA, Produção Zeppelin Filmes, Porto Alegre, Brasil.

SUBWAY, Diretor Rodrigo MOREIRA, Produção Black Maria, São Paulo, Brasil.

2010

3M, 2 filmes, Diretor Robério BRAGA, Produção Zeppelin Filmes, São Paulo, Brasil.

SP MARKET, Diretor Rodrigo MOREIRA, Produção Black Maria, São Paulo, Brasil.

3M, dois filmes, Diretora Paula GOLDMAN, Produção Idea Factory, São Paulo, Brasil.

HOMEOPAX, Diretor Jeremias MOREIRA, Produção Jerê Filmes, São Paulo, Brasil.

COROLLA, 2 filmes, Diretor Rogério SOUZA, Produção Zeppelin Filmes, Porto Alegre, Brasil.

DANONINHO, Diretor FERRÉ, Produção Bossa Nova Filmes, São Paulo, Brasil.

KNORR, Alex Atala, Diretor Marcos JORGE, Produção Margarida Filmes, São Paulo, Brasil.

CAFÉ PILÃO, 2 filmes, Diretor Beto SALATINI, Produção Lux Filmes, São Paulo, Brasil.

FOTOTICA, filme publicitário com Ivete Sangalo, Diretor Rodrigo MOREIRA, Produção Conspiração Filmes, Salvador, Brasil.

BOTICÁRIO, banho de cheiro, Diretor Beto SALATINI, Produção Lux Filmes, São Paulo, Brasil.

2009

LAR CENTER, filme publicitário, Diretor Beto SALATINI, Produção Lux Filmes, São Paulo, Brasil.

SUBWAY, filme publicitário, Diretor Rodrigo MOREIRA, Produção Conspiração Filmes, São Paulo, Brasil.

ANGELONI, filme publicitário, Diretor Matheus RUAS, Produção Studio Fly, São Paulo, Brasil.

SUBWAY, filme publicitário, Diretor Rodrigo MOREIRA, Produção Jerê Filmes, São Paulo, Brasil.

PERRIER, filme publicitário para a França, Diretor Frédéric PLANCHON, Produção Zohar Cinema, Irène Productions, Rio de Janeiro, Brasil.

2008

ACTIVIA / DANONE, 2 filmes, Diretora Mini KERTI, Produção Conspiração Filmes, Salvador, Brasil.

MAGAZINE LUIZA, dois filmes, Diretoras Mini KERTI e Elaine CESAR, Produção Conspiração Filmes, São Paulo, Brasil.

SADIA, Nuggets, 2 filmes, Diretores Maurício GUIMARÃES e Luciano ZUFFO, Produção Sentimental Filme, São Paulo, Brasil.

NET, 2 filmes, Diretor Ronaldo SOARES, Produção Fulano Filmes, São Paulo, Brasil.

OETKER, Portal, Diretor Octávio SCOPELITTI, Produção Fulano Filmes, São Paulo, Brasil.

MABE, com Malu MADER e Toni BELOTTO, Diretor GORDO, Produção Margarida Flores e Filmes, São Paulo, Brasil.

BRAHMA, 2 filmes publicitários com Zéca Pagodinho, Diretores Maurício GUIMARÃES e Luciano ZUFFO, Produção Sentimental Filme, Rio de Janeiro, Brasil.

VW, 1 Bilhão, Diretor Fernando ANDRADE, Produção Cine, São Paulo, Brasil.

2007

FORD, Diretores Maurício GUIMARÃES e Luciano ZUFFO, Produção Sentimental Filme, São Paulo, Brasil.

H2OH!, 2 filmes, Diretores Maurício GUIMARÃES e Luciano ZUFFO, Produção Sentimental Filme, São Paulo, Brasil.

VIVO, 2 filmes com Marília Gabriela, Diretora Mini KERTI, Produção Conspiração Filmes, São Paulo, Brasil.

UNICSUL, Diretores Pedro PEREIRA e Pedro CARDILLO, Produção Lux Filmes, São Paulo, Brasil.

CCAA, Diretor Caio ABREIA, Produção Yes Filmes, Rio de Janeiro, Brasil.

NET, 6 filmes, Diretor Octávio SCOPELLITI, Produção Fulano Filmes, São Paulo, Brasil.

VIVO, com Marília Gabriela, Diretora Mini KERTI, Produção Conspiração Filmes, São Paulo, Brasil.

HELLMANN’S, Diretor Toni VANZOLINI, Produção Conspiração Filmes, São Paulo, Brasil.

RICOH, Diretor Albert KODAGOLIAN, Produção O2 Filmes, São Paulo, Brasil.

DOVE, Diretor Fábio, Produção Conspiração Filmes, São Paulo, Brasil.

VIVO, com Marília Gabriela, Diretora Mini KERTI, Produção Conspiração Filmes, São Paulo, Brasil.

VONO, Diretora Mini KERTI, Produção Conspiração Filmes, Rio de Janeiro, Brasil.

XINGU, Diretor Paulo DIEHL, Produção Sentimental Filme, São Paulo, Brasil.

0 a 6, Diretor Paulo DIEHL, Produção Sentimental Filme, São Paulo, Brasil.

ELMACHIPS, Diretor Luiz EVANDRO, Produção Sentimental Filme, São Paulo, Brasil.

VIVARA, com Giselle BÜNDCHEN, Diretor Bob Wolfenson, Produção Sentimental Filme, São Paulo, Brasil.

KAISER, com Danielle WINITZ, Diretores Maurício GUIMARÃES e Luciano ZUFFO, Produção Sentimental Filme, São Paulo, Brasil.

DERMACYD, Diretora Mini KERTI, Produção Conspiração Filmes, São Paulo, Brasil.

BOTICARIO, Diretores Maurício GUIMARÃES e Luciano ZUFFO, Produção Sentimental Filme, São Paulo, Brasil.

CORPUS/DANONE, com Ivete SANGALLO, Diretores Maurício GUIMARÃES e Luciano ZUFFO, Produção Sentimental Filme, São Paulo, Brasil.

2006

NESVITA, Diretores Maurício GUIMARÃES e Luciano ZUFFO, Produção Sentimental Filme, São Paulo, Brasil.

MANTECORP, Diretores Maurício GUIMARÃES e Luciano ZUFFO, Produção Sentimental Filme, São Paulo, Brasil.

BANCO REAL, Diretor Fernando ANDRADE, Produção Cine, São Paulo, Brasil.

POLAR, Diretores Maurício GUIMARÃES e Luciano ZUFFO, Produção Sentimental Filme, Rio de Janeiro, Brasil.

VIVO, com Marília Gabriela, quatro filmes, Diretora Mini KERTI, Produção Conspiração Filmes, São Paulo, Brasil.

VIVO, Diretor Gustavo LEME, Produção Produtora Associados, São Paulo, Brasil.

MASTERCARD, Diretor Octávio SCOPELLITI, Produção TV Zero, São Paulo, Brasil.

KAISER, Diretor Michel TIKHOMIROFF, Produção Jodaf Mixer, São Paulo, Brasil.

NOSSA CAIXA, 2 filmes, Diretor Michel TIKHOMIROFF, Produção Jodaf Mixer, São Paulo, Brasil.

BRAHMA, Firulas, com Zéca Pagodinho, Diretores Maurício GUIMARÃES e Luciano ZUFFO, Produção Sentimental Filme, Rio de Janeiro, Brasil.

NET, Seita e Ivonet, Diretor René SAMPAIO, Produção TV Zero, São Paulo, Brasil.

JOHNSON, Crescidinhos, Hora do Leite, Hora do Sono, Diretor Henrique MANZOLLI, Produção Ioio Filmes, São Paulo, Brasil.

PERDIGÃO, para a Russia, Diretores Maurício GUIMARÃES e Luciano ZUFFO, Produção Sentimental Filme, São Paulo, Brasil.

CUP NOODLES, para Cannes, Diretor Bob Wolfenson, Produção Sentimental Filme, São Paulo, Brasil.

NALDECON, Diretores Maurício GUIMARÃES e Luciano ZUFFO, Produção Sentimental Filme, Santos, Brasil.

CVC, Diretor Kid KLEY, Produção Sentimental Filme, Santos/São Paulo, Brasil.

NATURA, Diretor Rodrigo LEWKOWICZ, Produção Produtora Associados, São Paulo, Brasil.

HSBC, Diretor Rene SAMPAIO, Produção TV Zero, São Paulo, Brasil.

BRAHMA, Sexta Estrela, Diretores Maurício GUIMARÃES e Luciano ZUFFO, Produção Sentimental Filme, São Paulo, Brasil.

PIRAQUÊ, 6 filmes, Diretores Homero OLIVETTO e Marcus BAUDINI, Produção TV Zero, São Paulo, Brasil.

VICK, Jornal da Família Silva, 6 filmes, Diretores Homero OLIVETTO e Marcus BAUDINI, Produção TV Zero, São Paulo, Brasil.

HONDA, Peitos Inflados, Diretor Rene SAMPAIO, Produção TV Zero, São Paulo, Brasil.

2005

BRAHMA, Reveillon, Diretores Maurício GUIMARÃES e Luciano ZUFFO, Produção Sentimental Filme, Rio de Janeiro, Brasil.

PEUGEOT, Placas, Diretor Bob Wolfenson, Produção Sentimental Filme, Araras, Brasil.

SAMSUNG, Diretor Ronaldo SOARES, Produção TV Zero, São Paulo, Brasil.

SHOPPING D. PEDRO, Diretores Homero OLIVETTO e Marcus BAUDINI, Produção TV Zero, São Paulo, Brasil.

CVC, Diretor Kid KLEY, Produção Sentimental Filme, São Paulo, Brasil.

FORD, Diretor Heitor DAHLIA, Produção Sentimental Filme, São Paulo, Brasil.

BAYER MAX 3, Diretor Angelo NERY, Produção Tamanduá Filmes, São Paulo, Brasil.

VIVO, 2 filmes, Diretor Otávio SCOPELLITI, Produção TV Zero, São Paulo, Brasil.

VISA, Agora é a hora, 2 filmes, Diretor Otávio SCOPELLITI, Produção TV Zero, São Paulo, Brasil.

CAIXA/CEF, 2 filmes, Diretor Ronaldo SOARES, Produção TV Zero, São Paulo, Brasil.

GLOBO.COM, Diretor Ronaldo SOARES, Produção TV Zero, São Paulo, Brasil.

VR, Diretor Angelo NERY, Produção O2 Filmes, São Paulo, Brasil.

CITROEN, Diretor Toniko MELLO, Produção O2 Filmes, São Paulo, Brasil.

SAGATIBA, Diretor Claudio BORRELLI, Produção Cia de Cin, São Paulo, Brasil.

VIRTUA, Diretor Otávio SCOPELLITI, Produção TV Zero, São Paulo, Brasil.

BRAHMA PEÕES, Diretores Maurício GUIMARÃES e Luciano ZUFFO, Produção Sentimental Filme, São Paulo, Brasil.

LOSANGO, Diretora DAINARA, Produção O2 Filmes, São Paulo, Brasil.

CAFÉ SANTA CLARA, Diretores Homero OLIVETTO e Marcus BAUDINI, Produção TV Zero, São Paulo, Brasil

ENEM, Diretora Bia FLECHA, Produção Brasileira Filmes, São Paulo, Brasil.

OMO, Diretores Maurício GUIMARÃES e Luciano ZUFFO, Produção Sentimental Filme, São Paulo, Brasil.

ENO, Diretora Mini KERTII, Produção Conspiração Filmes, São Paulo, Brasil.

BRADESCO, Diretores Maurício GUIMARÃES e Luciano ZUFFO, Produção Sentimental Filme, São Paulo, Brasil.

KAISER LAI LAI, Diretor Otávio SCOPELLITI, Produção TV Zero, São Paulo, Brasil.

RENAULT CLIO HP, Diretor MANGUINHA, Produção Republika Filmes, São Paulo, Brasil.

BUNGE, Diretor Gustavo LEME, Produção Republika Filmes, São Paulo, Brasil.

GM, Diretor Kid KLEY, Produção Sentimental Filme, São Paulo, Brasil.

2004

LAR CENTER, Diretor Beto SALATINI, Produção Lux Filmes, São Paulo, Brasil.

AMBEV BRAHMA, Diretores Maurício GUIMARÃES e Luciano ZUFFO, Produção Sentimental Filme, Rio de Janeiro, Brasil.

SHOPPING IGUATEMI, Diretor Jefferson CHIES, Produção Paralela Filmes, São Paulo, Brasil.

SANDEMAN, para o Portugal, Diretores Maurício GUIMARÃES e Luciano ZUFFO, Produção Sentimental Filme, São Paulo, Brasil.

PANASONIC, Diretor Gustavo LEME, Produção Republika Filmes, São Paulo, Brasil.

NET, Produção Bros Co, São Paulo, Brasil.

AMERICAN COLA, para o Senegal, Diretores Maurício GUIMARÃES e Luciano ZUFFO, Produção Sentimental Filme, São Paulo, Brasil.

TOYOTA, 2 filmes, Diretor Jefferson CHIES, Produção Paralela Filmes, São Paulo e Rio de Janeiro, Brasil.

MELITTA, Diretores Maurício GUIMARÃES e Luciano ZUFFO, Produção Sentimental Filme, São Paulo, Brasil.

LAR CENTER, Diretor Beto SALATINI, Produção Lux Filmes, São Paulo, Brasil.

MERIVA, Diretor Pedro BECKER, Produção Sentimental Filme, São Paulo, Brasil.

GM, Diretor Pedro BECKER, Produção Sentimental Filme, São Paulo, Brasil.

CAIXA/CEF, Diretor Jefferson CHIES, Produção Paralela Filmes, São Paulo, Brasil.

NET, Diretor Kid KLEY, Produção Sentimental Filme, São Paulo, Brasil.

ANTARCTICA AMBEV, para Portugal, Diretores Maurício GUIMARÃES e Luciano ZUFFO, Produção Sentimental Filme, Rio de Janeiro, Brasil.

TERRA, Diretor Kid KLEY, Produção Sentimental Filme, São Paulo, Brasil.

CANINHA 51, 3 filmes, Diretor Pedro BECKER, Produção Sentimental Filme, São Paulo, Brasil.

BRADESCO, Diretor Kid KLEY, Produção Sentimental Filme, São Paulo, Brasil.

VOLKSWAGEN, 3 filmes para os carros Fox, Diretor Pedro BECKER, Produção Sentimental Filme, São Paulo, Brasil.

CHEVROLET, Astra, Diretor Pedro BECKER, Produção Sentimental Filme, São Paulo, Brasil.

PRIMOR, Diretor Beto SALATINI, Produção Lux Filmes, São Paulo, Brasil.

BRAHMA ZECAS, Diretores Maurício GUIMARÃES e Luciano ZUFFO, Produção Sentimental Filme, São Paulo, Brasil.

CITROEN, XSara Picasso, Diretor Pedro BECKER, Produção Sentimental Filme, São Paulo, Brasil.

ALBANY, 9 vinhetas, Diretor Enio BERWANGER, Produção Paralela Filmes, São Paulo, Brasil.

2003 E ANTERIORES

ALBANY, série de 5 vinhetas para os sabonetes Albany, Diretor Enio BERWANGER, Produção Paralela Filmes, São Paulo, Brasil - 2003.

GRENDENE, para as sandálias Grendha, Diretor Pedro BECKER, Produção Sentimental Filme, São Paulo, Brasil - 2003.

LES PORTES DE L’AN 2000, Ministère de la Culture, para a passagem ao ano 2000, Diretor Pascal GRAFFIN, Produção Téléma, Paris, França - 1999.

SERENATA, para os bombons “Serenata do Amor”, Diretora Leila HIPOLITO, Produção Zohar Produções, Rio de Janeiro, Brasil - 1998.

RIDER, para as sandálias Rider, Diretor Cláudio TORRES, uma coprodução Conspiração Filmes / TS Productions, Paris, França - 1997.

24H PAR SECONDE, curtametragem institucional para a seguradora UAP, Diretor Jorge DANA, Produção Trampoline, Paris, França  - 1991.
Grande Prêmio do Festival Internacional do Filme Institucional de Biarritz 1992, França.

SHELL, filme institucional, Diretor Mário MASETTI, Produção Tatu Filmes, São Paulo, Brasil - 1983.

ATIVIDADES DIDÁTICAS

ESCOLA PANAMERICANA DE ARTES E DESIGN, professor do curso livre de Cenografia e Direção de Arte, com duração de 4 meses, segundo semestre, São Paulo, Brasil - 2020. 

ESCOLA PANAMERICANA DE ARTES E DESIGN, professor do curso livre de Cenografia, com duração de 4 meses, primeiro semestre, São Paulo, Brasil - 2016.

INSTITUTO TOMIE OHTAKE, professor de Cenografia e Direção de Arte, curso de férias de julho, São Paulo, Brasil - 2016.

ESCOLA PANAMERICANA DE ARTES E DESIGN, professor do curso livre de Cenografia e Direção de Arte, com duração de 4 meses por turma, primeiro e segundo semestres, São Paulo, Brasil - 2015. 

SESC POMPÉIA, professor, junto com Marcia BENEVENTO, da Oficina de Técnicas Mistas, durante todo o primeiro ano da abertura do centro, São Paulo, Brasil - 1982.



Nenhum comentário: